cuanzasul.gov.ao

O Governo Provincial é o representatnte da Administração Central na Respectiva Província, a quem incumbe,  em geral, conduzir a governação da província, assegurar  o normal funcionamento dos orgãos da Administração Local do Estado e Promover o desenvolvimento económico e social dos municípios e a qualidade de vida dos cidadãos, respondendo pela sua actividade perante o Presidente da República.


Indicadores da Província

Dados oficiais de Angola

População
1.881.873
Área
58.698 km2
cuanzasul O Governador Provincial

Job Pedro Castelo Capapinha


Veja a Biografia completa Titulares do Governo Provincial
cuanzasul entidades de tutela

As Entidades de Tutela são organizações autónomas que actuam em cooperação com o Governo Provincial do Cuanza Sul através de seu Conselho. As Entidades não são obrigatoriamente fundadas pelo Governo Provincial, porém são incorporadas sob a validade da Constituição.

A Empresa Pública de Água e Saneamento do Kwanza Sul, - EP (EPAKS), foi constituída pelo Decreto 3214/27 de 16 de Junho, considerando o nível de investimento públicos no domínio da melhoria, construção, reabilitação e expansão dos sistemas de abastecimento  de água e saneamento no Kwanza Sul.
A Rádio Kwanza Sul (RKS), do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA), tem uma programação diária de 24 horas, 18 das quais consumidas localmente com programas diversos, como serviços noticiosos e debates radiofónicos sobre assuntos candentes relactivos à vida politica, económica, social e cultural da província.
A Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola (ENCT), mais conhecida por Correios de Angola, é uma empresa pública responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondência sem Angola, mas que se limita apenas nessa actividade. Executa a distribuição de ecomendas em todo o Terrotório Nacional. Os Correios de Angola tem desempenhado um papel social e económico importante  no desenvolvimento de Angola, ao longo dos seus mais 220 anos de existência.
cuanzasul projectos estruturantes

Os Projectos Estruturantes constituem uma categoria de acção composta por um conjunto de projectos que, além de implementarem políticas, buscam a reestruturação dos processos e gestão de tecnologia, a diversificação e inovação das práticas e procedimentos.

A Feira de Produtos da Mulher Empreendedora do Cuanza Sul, Fernanda Azevedo (FEPROMEFA-CS), é uma iniciativa do Governo da Província do Cuanza Sul, criada à luz do Despacho nº 209 de 24 de Março de 2021, em homenagem a título póstumo à mulher empresária, Maria Fernanda Azevedo.
O Governo da Província , tomou a iniciativa de projectar o programa AGRIJOVEM-CS sob o lema CULTIVE A TERA PARA SORRIR EM FAMÍLIA, a fim de contribuir para redução de desemprego no seio da juventude, por via de projectos agrícolas.
O Concurso Município Limpo, sob o lema: "No Meu Bairro, lixo Zero", é uma iniciativa do Governo Provincial do Cuanza Sul.
Uma iniciativa local com soluções locais, cujo objectivo é de promover no seio das comuinidades hábitos de higiene e saneamento  do meio, que concorrem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sobretudo manter as nossas aldeias, vilas e cidades limpas.
EXPOJOVEM-CS é um evento anual,  realizado pelo Governo da Província do Cuanza Sul, por via do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, que visa saudar o dia 15 de Setembro, dia da Província do Cuanza Sul. A EXPOJOVEM tem como finalidade, criar espaço de novas oportunidades para os jovens empreendedores, divulgar e expandir marcas. Tem, igualmente, como foco publicitar o trabalho realizado pelos jovens empreendedores, passando pela divulagação dos seus produtos em feiras.

Publicações Especiais ver todas

Mensagem de Condolências

Mensagem de Condolências Pelo Passamento Físico do Ex-Presidente da República José Eduardo Dos Santos

11/07/2022

Indicadores da eficácia do sector

Resultados do estudo que mede a eficácia do sector

12/07/2010

Legislação Vigente ver todas

Decreto Legislativo Presidencial nº 07

Estatuto Orgânico do Governo Provincial do Cuanza Sul

17/06/2003

Galeria de Fotos

Governo Provincial do Cuanza Sul atribuições

A Administração Provincial do Cuanza Sul é o órgão desconcentrado da Administração Central, e visa a realização, ao nível local, das atribuições e dos interesses específicos do Estado e dos cidadãos, das comunidades e das empresas, promover o desenvolvimento económico e social e garantir a prestação de serviços públicos a nível da Província.

Saiba mais

Destaques


Governo Provincial do Cuanza Sul

A Província do Cuanza Sul tem um potencial turístico bastante diversificado, a julgar pelo seu solo, clima, rios, paisagens e praias. O inventário turístico da Província conta com inúmeros locais de interesse turístico, a destacar " as quedas das cachoeiras do Binga, as águas termais e medicinais da Tocota - no Municipio da Conda; as quedas de Caculo Cabaça – no Municipio do Libolo, entre outros. Trata-se de um potencial económico por explorar.  


 

Saiba mais

Inscreva-se para actualizações do cuanzasul

Siga o cuanzasul nas redes sociais

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento do Governo Provincial